sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Anna Karienina - Liev Tolstói

“Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”. Com esta frase, Liev Tolstói inicia o romance Anna Karienina. A obra foi escrita entre 1873 e 1877. Tolstói é um escritor russo, autor do livro Guerra e Paz, considerado por muitos o melhor livro já escrito.

Em Anna Karienina, Tolstói trata do cotidiano da nobreza russa nas suas duas capitais (Moscou e São Petersburgo eram as “capitais” da Rússia no século XIX) e nas grandes fazendas desta nobreza. São dois os protagonistas deste livro, Anna (que dá nome ao livro) e Liévin. Em histórias paralelas que pouco se cruzam, Anna, já casada se desperta para um novo amor, e Liévin vive o dilema de encontrar uma esposa ou apenas cuidar da vida profissional na fazenda.

O livro possui pouco mais de 800 páginas, já que Tolstói gosta de narrar todos os acontecimentos com detalhes incríveis, passando a impressão de que viveu o que está contando. Tolstói narra desde um trabalho de ceifa no campo feito pelos mujiques russos até uma parelha de cavalos pelos nobres militares. Tudo é milimetricamente contado e em certas passagens o livro se torna cansativo.

Apesar de todos os detalhes narrados, a mensagem que o livro passa (ou tenta passar), é a da difícil relação entre as famílias e a sociedade, como sugere a frase inicial. A fidelidade dos cônjuges, as relações entre pais e filhos e entre a nobreza e os servos, aliado aos julgamentos da sociedade sobre os atos destas pessoas, serão tratados por toda a obra. Cabe ressaltar que o livro escrito a mais de cem anos narra um tema ainda atual para a nossa sociedade.

Por quê ler?
- Refletir sobre nossas ações e a vida em sociedade.
- Aprender a valorizar o que realmente importa.
- Preparar-se para ler Guerra e Paz (a maior obra deste autor).

Imperdível para:
- Fãs dos clássicos.
- Aficionados pela literatura russa.
- Apaixonados por histórias de amor.

Curiosidade:
Tolstói apesar de nascer em uma família nobre na Rússia, perdeu os pais ainda cedo e chegou a viver na rua. Mais tarde, após escrever o livro Guerra e Paz, conseguiu estabilidade financeira e posteriormente abdicou de todos os seus rendimentos. Um grande amigo e sua afastada esposa disputavam tais rendimentos.

Nota do Blog: 9 / 10

Onde comprar:

Ficha Técnica desta edição:
Preço: R$ 109,00
Páginas: 816; Ilustrações: 8;
Dimensões: 247 x 174 x 43 mm;
Peso: 1.350 kg;
ISBN: 8575038413
Apresentação e Tradução por Rubens Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário