terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Top 5 - 2012

2012 ainda não acabou e no momento estou lendo O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgeral que poderia estar nesta lista, mas perdeu a validade, já que não irei postar nada nas próximas semanas  de festas, bebidas e comilanças.

Este ano, intercalei alguns calhamaços com livros pequenos e mais tranquilos. Deixo aqui o top 5 do ano e o pequeno motivo de aqui estar.

1 - O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
Um livro que tenta mostrar o que uma pessoa é capaz de fazer por amor e vingança e com muita GRANA. Com algumas passagens bem forçadas, como no filme Missão Impossível, mas muito bem escrito, é um calhamaço que deve ser lido pelos fãs dos clássicos.

2. Anna Karienina - Liev Tolstoi
Em seguida, outro calhamaço, este nos passa um panorama geral da cultura Russa do século XIX (1801 a 1900), amores proibidos, relação nobreza x servos e mais um tanto de coisa, pois o tal Tolstoi gosta de escrever pra caramba. Vale a leitura das oitocentas e poucas páginas e estou aguardando o filme ansiosamente (estréia no Brasil em Fevereiro/2013) - Segue o trailer:

  
3. O Pequeno Principe - Antoine Saint-Exupéry
Taí um livro que deve ser lido por todas as pessoas pelo menos uma vez por ano, o ideal seria lê-lo todo mês, pois nos passa alguns ensinamentos bem bacanas em poquíssimas páginas. Recomendadíssimo pra quem já leu e obrigatório para quem ainda não leu.

4. Guerra dos Tronos - George R.R. Martin
Apesar de não ser fã de fantasia já que abandonei o Senhor dos Anéis no terceiro volume e nem sei se irei ler algum dia, o livro Guerra dos Tronos me surpreendeu positivamente e conseguiu ser melhor que a série da HBO. Fiquei fã do Martin, que também gosta de escrever pra caramba e não termina essa série de livros. Já tem cinco volumes lançados e mais dois previstos.

5. Tia Júlia e o Escrevinhador - Mário Vargas Llosa
E fechando o top 5, um livro light e bacaninha do Llosa. Gosto muito dos livros deste escritor, pois nos passa um humor meio que visceral. Em outras palavras, ele escreve sério o que é engraçado. Este livro vale ser lido para descontrair após a leitura de um desses Ulysses da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário