quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

As Vinhas da Ira - John Steinbeck

 
No período pós-depressão de 1929, milhões de pequenos agricultores americanos migraram da costa leste para o oeste – principalmente para o estado da Califórnia. Estes agricultores eram, em sua maioria meeiros das terras, que pertenciam aos bancos ou a parcela mais rica da população. Após a crise, eles são expulsos dessas propriedades, e seduzidos pela propaganda enganosa de empregos e terras no oeste americano viajam rumo ao desconhecido.

Vinhas da Ira, publicado em 1939, conta a história de uma família na situação descrita acima. Tom Joad, o filho mais velho, acaba de sair da prisão por homicídio, e encontra sua família prestes a partir, pois suas terras foram retomadas pelo proprietário. A família é composta por diversos integrantes, dentre eles os avós de Tom, pais, irmão, irmã, cunhado e um tio.

Entre um capítulo e outro, Steinbeck descreve a situação geral de todo os Estados Unidos no período e a situação específica da família Joad. A família viaja com parcos recursos e com apenas um pequeno caminhão Hudson já velho, para um destino bem distante (mais de 2.000 km).

Percebemos, durante a leitura, a importância da mãe para a família, a relação entre o marido e mãe dominante, a covardia de alguns membros da família, o sofrimento, e a capacidade do ser humano de ajudar e também de explorar outras pessoas. O autor nos brinda com um fabuloso livro e nos faz sentir um integrante da família, torcendo muito para que eles encontrem um ótimo local no oeste para trabalhar e viver. O final é surpreendente. A leitura é mais que obrigatória!

Steinbeck ganhou o prêmio Pulitzer por esta obra. Mais tarde, em 1962, ele ganhou também o Nobel de Literatura e a obra é citada como grande influência na decisão dos jurados.

Por quê ler?
- Entender e conhecer a forte crise que abalou os EUA após o crack de 1.929 na visão dos pequenos agricultores.
- Compreender o que o ser humano é capaz, seja para explorar ou para ajudar o próximo.
- Curtir um grande livro que mistura ficção e história.

Imperdível para:
- Historiadores e apreciadores de história.
- Fãs de clássicos.
- Americanos e descendentes.

Curiosidades:
- A família Toad viaja rumo ao oeste pela famosa Rota 66 nos Estados Unidos.
- Nos EUA era proibido atravessar fronteiras estaduais portando sementes não nativas ao novo estado.
- Steinbeck foi repórter e acompanhou famílias nesta travessia leste-oeste.
- O livro foi filmado em 1.940 e ganhou 2 Oscars.

Nota do blog: 10 / 10

Onde comprar:


Ficha Técnica desta edição:

Preço: R$ 57,90
ISBN: 8501023647
ISBN-13: 9788501023643
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 16x23cm
Edição:
Ano de Lançamento: 2001
Número de páginas: 574

Nenhum comentário:

Postar um comentário